domingo, outubro 08, 2006

Audiovisual da Cufa realiza parceria com Nós do Morro e Nós do Cinema

O projeto "Eleições 2000 e sempre" reunirá duas ficções e o documentário “Sou quem sou”, realizado pela Cufa

por Joyce Santos

Em parceria com o Nós do Morro e o Nós do Cinema para a produção de filmes com a temática das eleições nas comunidades, o Núcleo de Audiovisual da Cufa Cidade de Deus está produzindo o documentário “Sou quem sou”. A sinopse se desenvolve a partir da visão de três líderes comunitários influentes dentro de uma das maiores favelas do Brasil, a Cidade de Deus, onde vivem cerca de 120 mil habitantes.

A voz da comunidade da Cidade de Deus ecoa representada pelo rapper e fundador da Cufa, MV Bill. Como um dos nomes de maior expressão nacional na luta pela transformação social e cultural nas favelas, MV Bill consegue levar à Cidade de Deus o atual Presidente e candidato à reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva.

“Piri”, como é conhecido Cláudio Roberto de Jesus, consegue realizar projetos benéficos para a comunidade em aliança com políticos. Muitos que o vêem hoje obstinado em melhorar a qualidade de vida dos moradores não imaginam seu passado. Piri já esteve envolvido com o tráfico de drogas. Hoje, regenerado, é um exemplo positivo para todos. Da época do tráfico só restou uma seqüela devido a um tiro em sua perna.

“Doró” é o terceiro dos três personagens retratados pelo filme. Fundador e responsável por um dos melhores e maiores campos de futebol da comunidade, ele organiza um grande campeonato reunindo todos os complexos de favelas que constituem a Cidade de Deus.

Todos os líderes colocam em prática trabalhos sócio-culturais ocupando um espaço que por dever seria de responsabilidade dos governantes. Eles colocam suas posições sobre a política especificamente dentro da comunidade carente em ano eleitoral.

O objetivo do filme é promover a discussão a respeito da presença da política nas atividades sócio-culturais desenvolvidas dentro da comunidade, refletir sobre a postura dos políticos que valorizam a favela somente em momentos de interesse próprio, ou seja, no período eleitoral e abordar ainda a importância de uma educação política para estimular o voto consciente.

Tangolomango 2006

O lançamento de "Eleições 200 e sempre", cujo DVD contará também com o making of dos três curtas, vai acontecer em novembro próximo, na quinta edição do Tangolomango, no Rio de Janeiro. O evento multidisciplinar acontece anualmente e reúne a produção cultural de diversos projetos de comunidades do país. Cinema, artes plásticas, dança, teatro e música produzidos por estes novos atores sociais ganham um espaço próprio para mostrar ao público sua arte no Tangolomango em eventos simultâneos, a exposição Integração Urbana e a exibição de curtas-metragens.

“Sou Quem Sou”

Ficha Técnica

Direção: Rodrigo Felha
Direção Produção: Rafaela Baia
Produção: Viviane Siqueira e Marcella Peçanha
Produção Executiva: Anderson Quak e Dina Oliveira
Câmera: Thiago Conceição
Montagem e Edição: Rodrigo Felha e Thiago Conceição

Nenhum comentário: