segunda-feira, julho 24, 2006

Audiovisual da Cufa registra lançamento do livro Elite da Tropa

por Joyce Santos

A equipe do audiovisual da Cufa/CDD esteve presente no lançamento do livro Elite da Tropa, na última terça-feira (23/05), na livraria Armazém Digital de Botafogo, para produção de um vídeo de divulgação do livro.

Foram registrados os depoimentos de personalidades como o ator Wagner Moura, o documentarista José Padilha e o deputado Carlos Minc (PT-RJ). O antropólogo Luiz Eduardo Soares e o ex-membro do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) Rodrigo Pimentel, autores do livro em conjunto com o capitão da Polícia Militar do Rio de Janeiro, André Batista, também falaram sobre a obra, que expõe os bastidores das ações do grupo de elite que, aos poucos, se transformou em um temido esquadrão da polícia carioca.

Lançado pela editora Objetiva, Elite da Tropa, que já ocupa as primeiras posições no ranking dos mais vendidos, mostra, pela primeira vez, no Brasil, o lado desconhecido do combate diário, nas grandes cidades, sob o ponto de vista do policial, com seus hábitos, medos e desafios.

A partir de experiências reais, os autores criaram uma ficção, onde fatos e cenários foram reescritos em parte ou no seu todo. Os lugares e pessoas têm nomes fictícios, para preservação das identidades. Tal estratégia foi a forma encontrada para tornar possível as descrições impressionantes sobre o cotidiano dos policiais de elite.

Na primeira parte, Elite da Tropa acompanha a rotina do policial ouvindo sua própria voz, seguindo seus passos, seu drama diário, que o leva a praticar a brutalidade extrema, por não se sentir regido pela legalidade constitucional, mas pelo imperativo da guerra. Na segunda, um dos personagens segue numa trama que envolve autoridades de segurança, traficantes, políticos e policiais, na articulação uma verdadeira rede de alianças improváveis.



Depois do trabalho, a equipe com Luiz Eduardo Soares.

Nenhum comentário: