quarta-feira, maio 24, 2006

CURSO AUDIOVISUAL

No início a Cufa costumava se reunir para discutir assuntos, os mais diversos possíveis.
Ao longo do tempo o grupo passou a focar as discussões em direção ao cinema e ao audiovisual de um modo geral, formando então em 2001 um pequeno grupo interessado em ampliar mais o conhecimento nesta área.
Este grupo se reunia todos os sábados com Miguel Vassy, em Brás de Pina na Favela “Cinco Bocas”.

Em 2002 as reuniões passam a acontecer no 2º andar da Cufa, em Madureira, com Dido na coordenação. Muitas vezes, por falta de espaço, nos reuníamos no próprio corredor da galeria, e ali travávamos as nossas primeiras discussões e aprendíamos os primeiros ensinamentos sobre cinema e audiovisual em geral.

Em 2003 o grupo começou a se formalizar um pouco mais.
Assistimos (para a maioria de nós, pela 1ª vez) obras que pautaram a história cinematográfica, desde “Nanoock”, “O Cão Andaluz”, “Encouraçado Potemkin”, “Noite Americana” até as mais recentes produções em curta-metragem, como “Bezerra da Silva”, “Família Tetra”, “Pixinguinha”, etc.
Foi nesse ano também que começamos a produzir alguns clipes (“Ataque Verbal” do Baixada Brothers; “Depressão” de Nega Gizza; “Dita” de Delano e “Tres da Madruga” de MV Bill).
Ao final, a turma apresentou vários projetos, sendo cinco deles eleitos para futuramente serem produzidos.

No ano de 2004 o curso é finalmente batizado: C.A.V.
Cacá Diegues dá a aula inaugural, ainda em Madureira. O curso prossegue todos os sábados com aulas teóricas, respaldado por um grande time de cineastas: Joel Zito, João M. Salles, Eduardo Coutinho, Silvio Tendler, e outros mestres como Julio César Tavares, José Carlos Avellar, Ivana Bentes, Luiz Erlanger, Rafael Dragaud, Jorge Coutinho, Consuelo Lins, Felipe Muanis, Ângela Sander, etc.
A professora Tereza Gonzalez oferece ao CAV uma parceria de estágio com a produtora de Cacá Diegues, a Luz Mágica. Alguns alunos foram selecionados para usufruir daquela oportunidade.
Fazemos a nossa 1ª formatura em dezembro no Sesc/Madureira, com a projeção do curta “O Segredo”, produzido pelos alunos.
Nesta ocasião o curso ganhou a capa do segundo caderno de O Globo, alavancando o curso do ano seguinte.

Em 2005, com noventa e seis alunos, nos mudamos para a base da Cufa na Cidade de Deus. Novamente Cacá Diegues profere a aula inaugural.
O corpo docente do CAV continua de primeira e, além dos professores do ano anterior, recebemos também Caetano Veloso, Flora Gil, Beth Ritto, Andréa França, Jose Wilker, Luciano Huck, Hermano Vianna, etc.
Mais uma vez Tereza Gonzalez confirma a parceria entre Cufa e Luz Mágica: quatro alunos do curso são selecionados para trabalharem como estagiários na produção do mais recente filme de Cacá, “O Maior Amor do Mundo”.
Beth Ritto dá duas aulas de projeto e planeja com a turma a continuidade do trabalho para o ano seguinte.
Rafael Dragaud, nosso mestre em roteiro, orienta a turma na evolução de uma história até tornar-se um roteiro, evoluindo finalmente para um curta: “Arroz com Feijão”, produzido pela Cufa e co-produzido pelo Canal Brasil.
Neste ano de 2005 a turma apresentou seis produções em audiovisual, expostas em nossa formatura no final do ano no Espaço Cultural Cidade de Deus, sendo uma delas, “Pra Nós, o Maior Cinesta do Mundo”, dedicada ao patrono da turma, Cacá Diegues, que foi homenageado com depoimentos de colegas como Beth Farias, Lucy e Luiz Carlos Barreto, João Ubaldo, e de seus familiares.

Neste ano de 2006 o CAV continua com toda a força!

Em breve vocês terão mais notícias nossas.
Até lá!


Por Elza Ibrahim

Nenhum comentário: